terça-feira, 4 de junho de 2013

(Diálogo) Voar...,

por José Mauricio.

Criança suja: - Por quê?
Homem barbudo: - Por que o quê, menino?
Criança suja: - Porque sim!
Homem barbudo: - Você é louco?
Criança suja: - Não sei.
Homem barbudo: - Como não sabe?
Criança suja: - Os loucos sentem fome?
Homem barbudo: - Não necessariamente.
Criança suja: - Então sou um louco necessariamente.
Homem barbudo: - ...
Criança suja: - ...
Homem barbudo: - ...
Criança suja: - Me dá um trocado, tio?
Homem barbudo: - Sabia que você só queria isso. Não tenho dinheiro para lhe dar.
Criança suja: - Viu!? Você também é louco. Já se esqueceu do troco que acabou de receber? Eu vi você comprando essa garrafa d’água.
Homem barbudo: - ... Mas para que você quer dinheiro?
Criança suja: - Não sei.
Homem barbudo: - Você é realmente louco... Pede-me dinheiro e nem sabe para quê.
Criança suja: - Meus pais precisam do dinheiro para me alimentar. Assim eu deixo de ser louco, entendeu?!
Homem barbudo: - ... Entendi. Quanto você qu...
Criança suja: - Ali, ali... Você já voou em um avião daquele?
Homem barbudo: - Já voei sim. Você gosta de aviões?
Criança suja: - Não sei.
Homem barbudo: - ...
Criança suja: - Você sabe por que a lua cheia às vezes é abóbora?
Homem barbudo: - Sei sim. É por que quando a lua está mais baixa a luz tem que percorrer mais atmosfera e por essa atmosfera só passam os raios da cor laranja. Entendeu?!
Criança suja: - Meu irmão me disse que Deus pinta a lua de abóbora quando Ele está mais feliz. Quando Ele está entediado a deixa branca mesmo. E quando está triste ele chora, por isso que às vezes a lua não aparece.
Homem barbudo: - Isso também!
Criança suja: - Meu irmão é muito esperto, quando eu crescer, vou ser piloto de avião igual a ele.
Homem barbudo: - Seu irmão mora com você?
Criança suja: - Não, ele viajou para muito longe. Meu papai disse que ele está lá em cima no céu, voando e olhando para a gente.
Homem barbudo: - ...
Criança suja: - Você também tem irmão né, tio!? Ele mora com você?
Homem barbudo: - Não. Ele também está lá em cima voando e olhando para a gente.
Criança suja: - Talvez o seu e o meu irmão sejam amigos, né!? Como nós!
Homem barbudo: - É!
Criança suja: - Mas você vai me dar um trocado?
Homem barbudo: - Vou sim, tome.
Criança suja: - Muito obrigado, tio. Que Deus lhe pague.
Homem barbudo: - De nada...

*** O homem embarcou no ônibus que estava esperando. Ao virar a rua o ônibus se chocou com um caminhão... Ele agora está voando. Olhando lá de cima para a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário